Danilo Morales

3 Possibilidades para se tornar um Representante Comercial do Futuro.

Descubra se você é um representante comercial do futuro, se você é um representante comercial ou um vendedor que está encontrando dificuldades para estabelecer uma relação com seus clientes através das novas ferramentas que o mercado digital apresenta, este artigo é para você.

Neste artigo vou listar 3 possibilidades a depender exclusivamente de você para seguir atuando na profissão comercial seja como representante comercial, vendedor ou afiliado, aplicando novas técnicas para se manter no mercado e mais, darei novas possibilidades desse novo cenário para que você mesmo que seja iniciante ou mais experiente e esteja perdido se encontre e comece a ter resultados.

A última é bem importante, incluirá também possibilidades para você que está infeliz com sua representação atual ou esteja sem nenhuma representação no momento buscando uma forma de se recolocar no mercado, vender e ter seus resultados.

Então bora para o conteúdo.

1 Organizar seu kit digital do representante comercial do futuro para estabelecer comunicação com seus clientes através das novas ferramentas.

O que seria seu kit digital?

Atualmente as pessoas utilizam muito as mídias sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn para se relacionar também ferramentas como Whatsapp, e-mails entre outras ferramentas de mensagens como Telegram.

Neste sentido, você não pode ficar de fora, para qualquer uma das 3 possibilidades que apresento, precisará estabelecer sua identidade digital, e vou explicar como fazer isso em passos simples e ordem de prioridade.

Primeiro, crie uma Fanpage utilizando sua conta do Facebook, crie uma pagina profissional relacionada aos produtos que você promove e vende, com uma comunicação profissional e preencha com carinho todos os campos, tem diversos vídeos no Youtube ensinando com criar uma Fanpage de forma correta e profissional passo a passo, recomendo que você faça e configure totalmente inclusive vincule seu numero de contato e Whatsapp pois hoje é muito mais utilizado que o próprio telefone e todos os seus canais de contato como e-mail, site se tiver, e alimente diariamente com imagens e conteúdos relacionados a seus produtos.

Segundo, crie uma conta no instagram, também profissional de preferencia com o mesmo nome da Fanpage do Facebook e vincule as duas para quando você for postar algum conteúdo, ele será compartilhado nas duas automaticamente, aumentando a possibilidade de preferencia de seus clientes uns preferem o Facebook outros preferem o Instagram, através delas você descobrirá qual está trazendo maior resultado para seu negócio.

Terceiro, compre um chip pré-pago que você utilizará apenas para trabalho, instale nesse chip o Whatsapp Business, ele tem recursos que você também poderá aprender utilizar no Youtube, que te pouparam tempo e possibilitara uma forma mais organizada e profissional de se relacionar com seus clientes.

Por fim, se o seu e-mail não tem uma característica profissional, crie um novo e-mail para vincular a essa pagina, e-mail profissional e objetivo, se tiver site e ou domínio, funciona bem e-mails como; contato@seudominio.com.br e ou falecom@seudominio.com.br.

Pronto esses são alguns passos para começar criar seu kit digital do representante comercial do futuro e estar mostrando para seus clientes que você está inserido nesse novo contesto, além de transmitir seriedade e profissionalismo nas relações com seus clientes.

A partir destes simples passos, você estará sendo percebido de uma outra forma por seus clientes e até inspirando-os a também utilizarem esses novos recursos se é que eles já não estejam utilizando.

Uma dica extra é aprenda utilizar ferramentas de vídeo conferencia como Google Meet (https://meet.google.com/) entre outras, cito o Google Meet pois é gratuito e te permite realizar reuniões de onde quer que você esteja, ficando frente a frente com seus clientes e inclusive podendo compartilhar sua tela para realizar apresentações, essa ferramenta foi muito usada e democratizada no período de pandemia, e ela veio para ficar, pois os profissionais perceberam que é muito mais rápido e efetivo realizar uma vídeo conferencia que ter de fazer uma reunião presencial para definir assuntos que podem ser definidos de forma online e digital.

Essa primeira alternativa é de inclusão, para você que já tem uma carteira de clientes e deseja dar uma energizada e renovada nos seus canais de atendimento bem como estar abrindo através destes canais as portas para a chegada de novos clientes.

2 Estratégias para popularizar seus canais e colocar para funcionar seu kit digital do representante comercial do futuro.

Comece a seguir as principais paginas do seu ramo de atividade, as mais famosas e aprenda como elas estão se comunicando para ter referencias, crie uma forma sua utilizando as mesmas estratégias para alimentar seus canais digitais, outra estratégia é comece a seguir pessoas que curtem o conteúdo de seus concorrentes, sempre que houver uma publicação de conteúdo você veja quem curtiu e comece a seguir os mais recentes, essa é uma tática infalível de fazer com que essas pessoas vejam suas páginas, serviços e produtos e estando relacionado ao interesse destas pessoas, automaticamente irão começar a te seguir também.

Essa é uma estratégia de angariar novos clientes no Tráfego Orgânico, sem ter que investir para alcançar potenciais clientes para seu negócio, mais na frente você precisará se dedicar a aprender como criar campanhas para realizar essa mesma estratégia porem com tráfego pago.

Quando falamos de tráfego pago, soa um tanto quanto assustador, principalmente se você nunca teve contato com as ferramentas Facebook Ads e Google Ads, mas acredite, é simples e de uma potência incomparável.

Através das ferramentas de anúncios pagos você consegue atingir muito mais pessoas e o melhor é que você consegue direcionar, segmentar para quem você quer que o Facebook e ou Google entreguem seus anúncios fazendo com que sua oferta chegue até as pessoas certas.

Não é necessário investir alto em tráfego pago no Facebook por exemplo, você é capaz de rodar um anuncio partindo de um valor de 1 dólar dia, ou seja, arredondando, R$ 6,00 (seis reais por dia).

Você precisará utilizar de uma dessas estratégias, lembre-se que ou você utiliza do seu tempo e trabalho braçal para aplicar a primeira forma e encontrar seguidores nos canais de seus concorrentes ou você investe e deixa que a inteligência do Facebook faça isso para você.

Lembre-se, o produto do Facebook é publicidade e propaganda, tendo isso em mente, não pense que apenas por que suas postagens tem qualidade ele entregará gratuitamente, com um investimento mínimo em um anuncio você perceberá o que estou falando.

3 Não trave, evolua com seu kit e ações para se tornar um representante comercial do futuro.

Muitos de nós iniciamos a construção de nosso kit digital e esse trabalho é um processo, neste percurso surgiram muitas vezes duvidas que talvez não estejam nos tutoriais que estamos assistindo, quando ocorrer esse fator, não trave.

Procure tutoriais específicos da etapa que você não está conseguindo avançar, a persistência e perseverança são armas muito poderosas contra o fracasso, a internet tem conteúdos e tutoriais nos mais variados formatos, consuma e aplique busque os conteúdos que você tenha mais facilidade de compreender e consuma aplicando as técnicas, a perfeição muitas vezes é a vilã que não nos permite iniciar.

Inicie de o start e pegando familiaridade você vai aprender a corrigir e ajustando e o melhor quanto mais você ir utilizando essas novas ferramentas mais aprenderá e aperfeiçoará suas abordagens e conteúdos além de descobrir no percurso quais canais são mais efetivos para seus produtos e negócio e quais cumprem melhor o propósito de comunicação com seus clientes.

Espero que este artigo tenha ajudado a entender um pouco mais do que está ocorrendo no mercado digital e como se manter trabalhando com o que gosta, no caso vendas de uma forma muito mais dinâmica, moderna e com possibilidades muito maiores de ganhos.

Danilo Morales.´.  

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