Marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.
Olá caríssimo leitor, hoje venho através deste artigo falar sobre a importância do marketing de conteúdo e também vou recomendar 5 principais ferramentas que eu utilizo para me auxiliar na manutenção do meu próprio marketing de conteúdo.
Ultimamente temos nos deparado com um enorme numero de pessoas querendo migrar seus negócios para o digital ou apenas mudando de atividade querendo atuar em alguma atividade que não dependa do mundo físico e convencional.
Após a pandemia, muitas pessoas que não tinham muita preocupação com a digitalização de seus negócios hoje perceberam essa importância. Lojas que não tinham loja online ou nenhum tipo de presença online nas redes sociais que também promovem seus produtos como Instagram, Facebook e alternativas como marketplaces exemplo; Mercado Livre, Amazon, Dafiti e Magazine Luiza entre outros.
Neste momento a digitalização no mundo do empreendedorismo nunca esteve tão aquecida, e a promessa é que para 2022, de acordo com uma investigação do Google e da Apple, a quantidade média de tempo gasto em um smartphone por dia aumentou drasticamente nos últimos anos, chegando a 186 minutos por dia em 2020. Até 2022, a previsão é de aproximadamente 3 horas e 17 minutos por dia.
Isso pode criar uma oportunidade incrível para a indústria do e-commerce; a pequena loja local de e-commerce agora pode promover seus produtos virtualmente, facilitar processos de negociação e até mesmo se aproximar de um mercado maior.
Tendo em vista esse processo acelerado da digitalização nos resta se adequar e iniciar o quanto antes a profissionalização de nossos canais digitais de comunicação, uma forma muito efetiva é o marketing de conteúdo, pois através dele você estará inserindo seus produtos, marcas e ou se inserindo nesse novo contesto, através do seu conteúdo, se apresentando para essa gama enorme de consumidores.
Através do seu conteúdo compartilhado nas principais mídias sociais, você vai perceber que com consistência e profissionalismo as redes sociais se transformam em grandes portais de entrada para os potenciais consumidores de seus produtos e serviços, a função do marketing de conteúdo é criar uma comunicação com as pessoas que se interessam por seu conteúdo para em um segundo momento elas estarem efetivando ações em sua loja online, redes sociais e até mesmo em (CTAs) apresentados estrategicamente em seu próprio conteúdo.
Deixando um breve esclarecimento sobre o que é um CTA, (em termos de marketing, call to action geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientar o usuário, como “saiba mais” e “acesse agora”. O principal objetivo de um CTA é direcionar os usuários para avançar em um processo de conversão online).
A conversão no marketing digital é uma ação que o usuário realiza no site ou campanha e que pode ser medida, como clicar em um botão ou preencher um formulário. A cada conversão o usuário avança um passo para chegar no objetivo esperado em uma página do site, loja online ou anúncio.
Percebe que tudo é uma sequencia e tudo parte de um conteúdo, original raiz bem elaborado e estruturado transmitindo informações claras e de alta qualidade agregando valor e muito conhecimento despertando o interesse de sua audiência em mais conteúdo.
Tendo realizado esse breve e superficial esclarecimento com o intuito de não perder o foco no marketing de conteúdo tratado neste artigo, apresentarei abaixo as 5 principais ferramentas que eu utilizo para manter meus canais de comunicação abastecidos do meu melhor conteúdo de forma profissional.
MARKETING DE CONTEÚDO
A Primeira Ferramenta é o Canva Pro;
Através do Canva Pro, consigo criar com facilidade e profissionalismo conteúdos pertinentes a minha área de atuação, trabalhando na coordenação das zonas sensoriais da minha audiência atingindo diretamente a visão através de imagens atrativas, profissionais que tem além da atratividade relação com o assunto abordado no conteúdo.
Atualmente muitas pessoas migrando para o mercado digital, e com isso, um universo de postagens e conteúdo, porém, a recomendação que eu deixo é faça seu melhor estude seus concorrentes, veja a forma com que eles se comunicam e pega a influencia para criar algo melhor e único.
Cuidado ao tentar ser prático e sair copiando e colando, os algoritmos das redes sociais bem como do Google, são muito inteligentes então você só terá relevância se criar algo único, exclusivo e de alta qualidade, desta forma os mecanismos de buscas te colocaram nas posições de destaque quando buscarem algo relacionado ao tema abordado em seu conteúdo e você começará a perceber a força do conteúdo orgânico funcionando.
Do caso contrário o plágio na internet é facilmente identificado e seu conteúdo ficará apagado e piro podendo ser excluído por reivindicação de direitos autorais de quem sofreu o plagio, até anúncios com imagens, quando o Facebook percebe que tem muitos afiliados anunciando com o mesmo criativo, (criativo, foto ou vídeo usado para apresentar e ou promover um certo produto ou serviço), a entrega começa a ficar restrita e os resultados das campanhas passam a não ser interessantes para os anunciantes e sabem por que isso ocorre? Por que a internet vive de conteúdo e conteúdo de qualidade, usando esse exemplo acima se você criar seus criativos e apenas você estar anunciando com eles, o Facebook irá entender eles como algo novo relacionado aquele produto ou serviço e entregará com muito mais frequência aumentando assim suas possibilidades através da visibilidade.
Sendo assim, recomendo fortemente que no momento que decidir iniciar ou otimizar seu marketing de conteúdo, que você utilize o Canva Pro, pois ele facilitará demais essa jornada, é claro que ele tem uma pequena curva de aprendizado, mas na versão Pro, essa curva torna-se muito pequena e rapidamente na técnica de arrastar e soltar você estará criando imagens e vídeos incríveis para seus conteúdos tornando-os muito mais atrativos e qualificados no ambiente digital.
Além de com o Canva Pro você conseguir criar não só conteúdos como reformular totalmente sua comunicação criando algo realmente profissional e harmonizado ambientado com o novo cenário e com a digitalização da sua atividade.
Aqui abaixo vou deixar um link com uma degustação de 30 dias do Canva Pro para você ter a oportunidade de experimentar essa experiência gratuitamente.
https://partner.canva.com/qnORyb
A Segunda Ferramenta é o OBS Studio;
O OBS Studio, é um programa gratuito e muito eficiente na criação de conteúdos em vídeos, com ele de forma simples e gratuita você será capaz de iniciar as produções de seus conteúdos em vídeo em um curto período de tempo de aprendizagem, é o preferido dos iniciantes até pelo volume de conteúdos e tutoriais explicando passo a passo as funcionalidades tornando-o acessível a muitas pessoas iniciantes no marketing digital.
Quero ressaltar a importância do OBS Studio, como ferramenta e como estratégia na estruturação do seu marketing de conteúdo, pois tão ou mais importante que as imagens é um vídeo de apresentação e ou abordagem de algum tema, o vídeo é o poder ele cria empatia e identificação e apesar de ser um conteúdo que demanda um pouco mais de técnica e esforço, tanto na parte de criação pois muitas pessoas tem bloqueios e dificuldades de aparecer, como na parte de edição e publicação demanda uma curva um pouco maior de aprendizado.
Mas afirmo com toda a força que o vídeo é o poder, se você está iniciando agora no marketing digital e está aqui lendo esse artigo, de valor a essa parte da criação de conteúdos em vídeos, pense que, se você criar um vídeo, por mais trabalho que ele te de, uma vez que ele estiver postado em seus canais, ele estará lá trabalhando por você enquanto você faz suas atividades comuns ele estará lá 24 horas trabalhando por você.
Aqui o Link para baixar o programa e recomendo fortemente que você busque tutoriais no Youtube de como dar seus primeiros passos com este software.
https://obsproject.com/pt-br/download
A terceira Ferramenta é o DroidCam;
O DroidCam, é um aplicativo muito leve e simples que tornará possível você utilizar a câmera do seu celular como webcam integrada em seu computador para realizar a criação de seus conteúdos em vídeo, basta instalar em seu celular e seu computador pois ele faz essa integração através da sua rede WIFI.
Muitas pessoas ao iniciar no marketing digital, se assusta com a quantidade de cursos, ferramentas e ações a serem tomadas, ficam até bem perdidas até conseguirem entender que o marketing digital é um processo de construção de uma estrutura simples e ao mesmo tempo complexa, simples no sentido de ser um trabalho de rotina e frequência que através do tempo vai ficando muito mais fácil, complexo por que existem muitos conteúdos voltados a abordar o iniciante e vender cursos, ferramentas e confesso que eu mesmo, já comprei muitos cursos que não trouxeram nada do que eu precisava naquele momento e também ferramentas que depois de ter comprado me perguntei para que comprei e como usar? E o pior é que contratei ferramentas caras e de pagamentos mensais.
A grande verdade é que eu queria encontrar algo que me encurtasse o caminho, eu estava ansioso para obter resultados e aí mora o maior perigo e o que faz a maioria desistir por que quando você está nesse estado emocional de ansiedade e necessidade de ver as coisas acontecerem, elas não acontecem e então você para não ter que fazer o que tem que ser feito sai procurando na internet uma solução mágica que te deixará milionário com apenas 2 horas de trabalho por dia através de um celular e acesso a internet não é mesmo? Quantas vezes você não foi impactado com esse doce mentira? Por mais que sabemos que não é real, de tanto usada essa estratégia com esses gatilhos, em algum momento do processo de construção de nosso projeto, geralmente quando estamos enfrentando algum desconforto apanhando para aprender algo que não sabemos, acabamos por querer desistir ou buscar essas soluções mágicas, buscamos mentiras sinceras para acreditar.
Siga o passo a passo deste artigo que você se dará bem, quem vos escreve já gastou muito tempo e dinheiro sendo enganado para criar este conteúdo irreverente, mas de altíssima qualidade, irreverente pela forma de comunicação, não gosto de regras de comunicação e expressão tenho minha própria forma de comunicação que dispensa regras ABNT e maiores formalidades, simplesmente por que meu conteúdo não é cientifico, mas pragmático voltado a entrega de resultados.
Abaixo deixarei o link para que você consiga baixar e instalar tanto no seu computador como no seu celular para estar integrando-o ao seu OBS Studio e iniciando a criação de seus vídeos profissionais.
A Quarta Ferramenta é o Shotcut;
O Shotcut por sua vez te auxiliará na edição do conteúdo criado, uma vez que criamos um conteúdo, precisamos editá-lo, ainda que inicialmente a edição não passe de alguns simples cortes para tornar o vídeo mais dinâmico, mas sempre é necessária uma edição principalmente quando estamos no início.
Geralmente quando iniciamos as gravações de nossos conteúdos em vídeo, o nervosismo e insegurança tomam conta no começo e acabamos por cometer alguns equívocos no sentido de gagueira, ou repetir por muitas vezes a palavra tá ou né ao final de cada frase, outras vezes nos perdemos ou bocejamos em meio a gravação.
Com um editor não tem problema ocorrer esses fatores pois são facilmente removidos através de cortes simples, a única coisa que você precisará fazer caso ocorra algo que eu mencionei acima no momento de sua gravação é apenas seguir gravando e repetir a fala que não ficou boa até que fique e após terminar o vídeo você vem editando e cortando todas as partes que não ficaram boas.
Através do Shotcut, você conseguirá facilmente realizar essa edição e deixar seu vídeo limpo e dinâmico para estar publicando em suas redes sociais, ele tem sim uma pequena curva de aprendizado, mas é muito simples de operar abaixo deixarei o link para você instalar em seu computador.
A Quinta e última Ferramenta é a Cereja do Bolo é o Mlabs;
Essa é a ferramenta que eu uso demais, e a única paga entre todas as apresentadas até esse momento, porém os valores dela são ridiculamente baixos perto das outras ferramentas que existem no mercado e o que ela entrega o dinheiro não compra, tempo, frequências, consistência e organização.
Com essa ferramenta você conseguirá compartilhar em todas as suas redes sociais e eu digo todas me referindo as principais como;
Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest além de poder adiantar seus conteúdos escritos no Youtube, função que eu não utilizo pois o Youtube eu gosto de fazer no próprio canal o upload dos meus conteúdos, pois de qualquer forma teria de iniciar o processo no Mlabs e finalizar no Youtube então prefiro fazer tudo no próprio Youtube.
Porém para as redes sociais ele te da a possibilidade de criar estrategicamente em massa a mesma postagem para todas as redes e posterior a criação, a possibilidade de pequenos ajustes individuais de uma forma muito simples e didática de modo que suas postagens ficaram perfeitas e agendadas.
Aqui deixo o Link do Mlabs para que você conheça e descubra as possibilidades desta excelente ferramenta;
No marketing digital, o maior desafio é o marketing de conteúdo, ele que vai separar os aprendizes dos mestres, tendo a noção do poder que um artigo como este que você está lendo ou até mesmo um vídeo relacionado a esse mesmo tema que você encontrará aqui em meu canal do Youtube pode causar na internet, recomendo que você crie com qualidade, foco e muita inspiração o seu melhor conteúdo.
Não fique olhando o trabalho dos outros e pensando que o seu não será tão bom ou tão completo, na internet todos os dias tem muitas pessoas chegando e pessoas que estão no inicio com certeza irão se identificar com pessoas que estão no início.
Por tanto não deixe essa etapa fora da sua estratégia do marketing digital, o marketing de conteúdo é o responsável por eternizar suas ideias, propostas, produtos e projetos dedique-se a ele.
Espero que este artigo tenha feito sentido e ajudado de alguma forma no seu percurso no marketing de conteúdo.
Um abraço e até o próximo conteúdo.
Danilo Morales.